1º encontro "O ESPAÇO"

BEM-VINDOS

Este blog tem por missão REGISTRAR o processo de Imersão Teatral que o Grupo de Teatro Forfé está desenvolvendo durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 junto à comunidade piracicabana.

sábado, 3 de abril de 2010

Protocolo do Último Encontro

Se liga! O ultimo encontro foi totalmente de quebrar o padrão básico de que a oficina acontecia apenas dentro da Sala 2. Até mesmo eu pensava sobre isso, mas foi no domingo passado que eu descobri que teatro pode acontecer em qualquer lugar, a todo momento.

Com o exercício que o Felipe propôs, exercitar o personagem que cada um está fazendo no Teatro a vapor, através de ações simples do dia-a-dia: acordar, dormir, atender ao telefone, comer, falar etc. É interessante esta perspectiva, afinal, um personagem machão, por exemplo, vai repudiar o uso de etiqueta numa refeição. E era esse o ponto, por mais que seja uma coisa simplória foi se tornando tudo tão complexo.

O segundo passo do exercício era fazer a rotina desse mesmo personagem em torno do Teatro Municipal! Nesse momento eu poderia ver nos olhos de todos a expressão "ii agora ferrou", afinal, ninguém esperaria fazer algo em frente a todo um público. Eu, por exemplo, atravessei a rua, e como meu personagem é um homem educado, gentilmente cumprimentei um dos motoristas que estavam na avenida. Após o exercício voltamos para a Sala 2 e dormimos para acordamos nós mesmos.

Nesse último encontro eu senti uma dose de solidão, por alguns motivos: um deles é que a Thais já não se encontrava mais e o círculo vazio que estava presente no encontro, nos fez lembrar lembrarmos dos primeiros encontros e analisarmos, vamos notar que muitas pessoas desistiram, isso é de certa forma lamentável, mas como o Mestre Felipe costuma dizer: "Teatro é uma arte de sobreviventes". Nós sobrevivemos e assim vamos continuando!

Uma última palavra para o encontro: SOBREVIVENTES!

Por Tchello Andrade

2 comentários:

  1. ADOREI seu relato Marcelo!
    Muito bem, é a arte dos sobreviventes. Me senti como vc descreveu, em alguns momentos.

    ResponderExcluir
  2. paz e bem

    hehe tchelão, valeu o protocolo ficou de mais cara parabens, to com saudades de vc levado...

    ate logo
    abraço fraterno

    visiste meu blog: anagela.blogspot.com

    ResponderExcluir