Segundo Mircea Eliade “para o homem religioso, o espaço não é homogêneo: o espaço apresenta roturas, quebras, há porções de espaço qualitativamente diferente das outras. (...) Essa não –homogeneidade espacial traduz-se pela experiência de uma oposição entre o espaço sagrado – o único que é real, que realmente existe – e todo o resto, a extensão uniforme, que o cerca.
O espaço homogêneo é neutro: nenhuma rotura diferencia qualitativamente as diversas partes de sua massa. O espaço geométrico pode ser cortado e delimitado seja em que direção for, mas sem nenhuma diferenciação qualitativa – e, portanto, sem nenhuma orientação de sua própria estrutura. Basta lembrarmos da definição do espaço dada por um clássico da geometria. (...) A revelação de um espaço sagrado permite que se obtenha um “ponto fixo”, possibilitando, portanto, a relatividade do espaço.”
Para compreendermos melhor a nomenclatura “espaço sagrado” e trazermos um pouquinho mais para perto de nós Mircea Eliade afirma que “existem, por exemplo, locais privilegiados qualitativamente diferentes dos outros: a paisagem natal ou os sítios dos primeiros amores, ou certos lugares na primeira cidade estrangeira visitada na juventude. Todos esses lugares guardam, mesmo para o homem mais francamente não religioso, uma qualidade excepcional, “única”: são os lugares sagrados do seu universo privado, como se neles um ser não religioso tivesse tido a revelação de uma outra realidade, diferente daquela de que participa em sua existência cotidiana.”
Essa é dimensão de sagrado que tentamos atingir quando adentramos ao palco, um lugar sagrado para todos os que o habitam o espaço para a manifestação dos sentidos.
É isso ai pessoal. Qualquer dúvida, perguntem aqui. Esses textos nos servem de guia para que quando algumas dessas expressões forem citadas ou comentadas nas imersões, nós tenhamos um pouco de parâmetros sobre seus significados.
Evoé!!!
Vânia Lima
Referência:
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. Tradução Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Olá ... Pra mim está sendo um prazer fazer parte desse grupo, dessa galera animada
ResponderExcluirSempre pensei em fazer Teatro e agora chegou a hora !!
As portas se abriram para Samuel Fernandes, como ja disse nosso " Diretor "
Em uma Frase que diz " Teatro é um caminho só de ida, não tem volta"
Quero aprender cada dia mais essa arte e no futuro quem sabe viver dela...
Estamos no 2º encontro e quantas coisas já aprendi, momentos e sentimentos
que vamos levar para sempre dentro de nós.
Quero agradecer o Grupo FORFÉ pelo trabalho que vem fazendo.
Um grande abraço a todos
até domingo !!! ----
assi : Samuel Fernandes
No primeiro encontro, ao falar do espaço, pra mim foi muito bom os exercicios porque eu quase ñ me solto é como se meu corpo se paralizasse diante do ato de me movimentar e movimentar as vezes já nem se sabe que movimento fazer e que fazer pra continuar pra mim foi muito interessante essa esperiencia e eu acho que consegui me soltar e viver aquele movimento de conhecimento do e no espaço sagrado, espero que eu consiga compreender esse mundo de muitos movimentos e quase nenhum espaço, porque em muitos casos todo mundo da espaço mais ninguem faz movimentos!!!!
ResponderExcluirabraço fraterno!!! Até logo