1º encontro "O ESPAÇO"

BEM-VINDOS

Este blog tem por missão REGISTRAR o processo de Imersão Teatral que o Grupo de Teatro Forfé está desenvolvendo durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 junto à comunidade piracicabana.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Esclarecimento

O PROJETO

O Projeto Oficinas Comunitárias é a fatia de um projeto maior denominado Forfé: 10 anos de (r)existência, rumo à renascença idealizado pelo Grupo de Estudos Teatrais Forfé em comemoração aos seus 10 anos de atividades ininterruptas. Serão oferecidas gratuitamente à população piracicabana oficinas de imersão teatral conduzidas pelos próprios atores e diretores do Grupo. Nessas oficinas serão abordados conteúdos teóricos referentes à história do teatro e, sobretudo, atividades práticas como jogos e exercícios de interpretação, além de vivência musical. O projeto foi um dos selecionados pelo FAC (Fundo de Apoio à Cultura) – edição 2009.



OFICINA X IMERSÃO

O processo de contato com o teatro não será o de oficina nos moldes tradicionais - que já estão ultrapassados e por demais de esgotados. A imersão é o termo mais adequado para o que faremos nessas atividades. Conhecer e se aproximar do teatro através de um ponto de vista previamente determinado será o mote para a vida desta imersão – o que a torna de certo modo muito particular em comparação ao modelo visto e repetido constantemente em nossa cidade. Um processo cuidadosamente pensado, embasado e articulado entre os integrantes do Forfé propiciará ao participante um olhar crítico sobre o seu próprio fazer artístico. Ao mesmo tempo em que pratica, pensa e critica. Faz perguntas e encontra respostas coletivas.



O QUE VAMOS TRABALHAR

Jogos Teatrais

Vivência Musical

Voz Cantada

Experimentações Corporais

História do Teatro

Interpretação

Encenação



PERÍODO/LOCAL DA IMERSÃO

A imersão acontecerá a partir do dia 17, às 14h, na Sala 2 do Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”. Serão ao total 11 (onze) encontros todos os domingos de janeiro, fevereiro e março sempre das 14h às 18h30, no Teatro Municipal de Piracicaba (Sala 2).



PÚBLICO ALVO

Interessados em geral acima de 15 (quinze) anos de idade com ou sem experiência em teatro. Será formada uma única turma de no mínimo 5 (cinco) e no máximo 30 (trinta) pessoas.





EQUIPE



Adriano Mota

Jogos/ Administração



Thaís Dias e Vânia Lima

Interpretação



Fabrício Zavanella

Música/ Voz



Denilson Oliveira

História



Jefferson Matias

Corpo



Marcos Rogério de Sousa (Sassá)

Vídeo



Luís Cláudio Fugolin

Técnico



Carlos Cipriano e Eva Prudêncio

Representantes da Secretaria Municipal da Ação Cultural



Felipe de Menezes

Coordenação Pedagógica

4 comentários:

  1. Com o blog no ar poderei acompanhar um pouquinho mais de perto os acontecimentos da oficina enquanto estou longe. Estou muito feliz pelo Forfé.

    Beijosssss a todos!

    ResponderExcluir
  2. Quero dizer que estou muito feliz de fazer parte dessa oficina com pessoas tão talentosas como vcs não entendo muito de teatro mais entendo do que gosto e gostei muito de vcs. A simpatia e alegria da Thais que não me deixa desistir pois apesar de gostar muito de teatro sou extremamente timida e as vezes nos exercicios da vontade de sair correndo mais olho para verdade nos olhos dela é como se ela acreditasse que aquilo pode ate mudar o mundo... rsrsrs então quero junto viver essa verdade com ela. Thais já sou sua fã, me dá um autográgo no proximo encontro ?? rrsrsrss

    abraço fraterno com carinho a todos. Até logo !!!

    ResponderExcluir
  3. quero fazer uma pergunta para o Fabricio

    caro, gostaria de saber se ter uma voz afinada tanto para cantar tanto para falar é muito importante no teatro, claro que a voz é importante, na dicção nas expressoes mais e a afinação como que fica quando o assunto é uma pessoa que ama teatro e é uma garça engasgada!! se vc me entende... é que eu tenho uma amiga que é assim, coitada!!!

    abraço fraterno, Até mais !!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Anágela, primeiramente desculpa a demora da resposta. É importante sim cantar afinado. Isso não tem a ver com padrões, não há comparações. É importante ter uma qualidade sonora da voz para que haja comunicação. O teatro, também é a integração de todas as artes (dança, música, artes visuais, entre outras) por tanto, é importante sim ter contato com outras artes, porque não existe essa separação, como já disse o teatro integra. Então estamos falando de música também! E no que diz respeito à voz falada também, porque o teatro é comunicação, temos diversas maneira de se comunicar, a fala é uma delas, por isso, é preciso trabalhar essas ferramentas. Mas cuidado, não existe nem uma “garça engasgada”, eu não conheço ninguém que não possa cantar ou falar bem, a não ser que essa pessoa tenha um problema patológico e aí precisaria de um tratamento profissional (fonoaudiológico ou até médico). Às vezes, confundimos DOM com VOCAÇÃO. O dom é a facilidade que as pessoas têm em aprender determinada coisa, e vocação tem mais a ver com o quanto a pessoa se interessa em algo, as artes em geral valorizam muito mais a vocação. O segredo não está em ser uma cantora ou um cantor de Ópera, porque se não, seriamos cantores de Ópera, o que não quer dizer que podemos cantar ou falar de qualquer jeito. É preciso treino, é preciso ter vocação, é preciso superar dificuldades. Trabalho, portanto, é a palavra chave.

    Qualquer duvida, por favor, pergunte!

    Fabrício Zavanella.

    ResponderExcluir