1º encontro "O ESPAÇO"

BEM-VINDOS

Este blog tem por missão REGISTRAR o processo de Imersão Teatral que o Grupo de Teatro Forfé está desenvolvendo durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 junto à comunidade piracicabana.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Protocolo

O Protocolo ou Diário de Bordo é uma prática utilizada no teatro desde há muito tempo. O protocolo, à grosso modo, é um registro dos ensaios, das oficinas, de testes, de vivências, das aulas de teatro. O protocolo é, pois uma ferramenta importantíssima capaz de promover uma reflexão contínua das experiências vividas em sala de ensaio. Quando lido, o protocolo nos leva a uma nova-outra reflexão. Ele pode ser meditativo, reflexivo e até mesmo confessional. Em linhas gerais as praticas experimentadas podem ser relatadas em forma escritas, gravada em áudio e/ou vídeo, em forma de desenhos, poemas, pinturas etc.

A origem do protocolo em teatro é ligada muito possivelmente a uma metodologia de um dramaturgo e encenador alemão chamado Bertolt Brecht, num dos momentos em que ele se questionava sobre a função pedagógica do teatro.

Em meio às novas tecnologias e o amplo acesso à internet, nada mais proveitoso que mudemos a forma de se fazer o protocolo, mas nunca a sua função dentro de um grupo. Por isso, propomos que esse diário seja feito via um blog para um amplo acesso de todos os participantes, entre oficineiros e oficinandos e curiosos em geral. Aqui vale tudo: relatório mais ou menos formal, fotos, vídeos, desenhos, poemas, aforismos etc.

Ahh a única regra do jogo é: SE VISITOU, TEM QUE COMENTAR!!!

Felipe de Menezes

3 comentários:

  1. Adorei esse projeto de vivência teatral, Felipe! Pena eu não poder participar. De qualquer modo acompanho daqui de São Carlos e torço pelo sucesso da iniciativa. Abs
    Renato Capella

    ResponderExcluir
  2. Acabei a participar de uma oficina teatral, que aconteceu durante o festival de inverno na minha cidade Maria da Fé MG.Os diários de bordo eram lidos e discutidos diariamente durante os 4 dias da oficina, eu utilizei textos isolados, escritos em prosa poética e agora que a professora pediu pra fazer um resumão fiquei meio perdida. Foi de muita ajuda o artigo. Obrigada

    ResponderExcluir