1º encontro "O ESPAÇO"

BEM-VINDOS

Este blog tem por missão REGISTRAR o processo de Imersão Teatral que o Grupo de Teatro Forfé está desenvolvendo durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 junto à comunidade piracicabana.

sexta-feira, 5 de março de 2010

E mais um (terceiro) Protocolo do Sétimo Encontro

A minha expectativa antes do encontro era de mais uma aula empolgante. Não imaginara que teríamos a parte teórica antes da prática e que a aula se realizaria na Sala 2 do Teatro Municipal. Não tinha a imensidão de tão profundo que seria a aula. Os exercícios proposto foram: inicialmente um bate-papo sobre o teórico Constantin Stanislavski, autor do livro “A preparação do ator”. Discutimos seus pensamentos e a importância do livro, que não deixa de ser um exercício.

Na parte prática primeiramente foi realizado um alongamento individual e depois em duplas que escolhíamos aleatoriamente.

Logo em seguida realizamos o exercício da corda, em que se baseia na antiga brincadeira de criança de passar pela corta enquanto a mesma se encontra em movimento; de início apenas atravessar por ela em subsequente dar pulos. Este exercício foi realizado individualmente e posteriormente em duplas até o momento de ser em grupo.

O objetivo desta brincadeira séria é nos transpor a dimensão de estar diante do palco, saber como entrar em cena, respeitar o espaço do outro ator e trabalhar em conjunto. Todos os exercícios exigiram-nos muita atenção em todos os sentidos, porém, de uma maneira especial destaco o exercício com a corda pelo fato de respeitar as dificuldades do meu próximo e os meus. Como incentivá-lo quando ele não consegue pular a corda? Trazendo para o teatro, como fortalecer meu companheiro quando ele se encontra em dificuldade antes e durante a cena? E nós pudemos desfrutar e aprender de maneira simples e objetiva este conceito.

Após este exercício foi proposto que reuníssemos em grupo e, cada grupo tinha que responder três perguntas: quem são vós? Onde vós estais? Fazendo o quê? Depois foi distribuída a ideia, por exemplo, as ideias do grupo 1 para o grupo 2, e os mesmos tinham que encenar o que foi idealizado pelo outro grupo. Como sempre após cada exercício foi realizado em feedback.

O último exercício foi o chamado “Jesus passou por aqui”. O mesmo consiste na formação de uma roda em que um participante passava com um bastão dizendo: “Jesus passou por aqui, Jesus passou por aqui e Jesus ficou aqui”. Como foi relatado pelo Felipe Menezes o exercício não tem pré-explicação, entendemos ou não.

Sobretudo o exercício que mais curti foi o da corda, embora desafiador e energizante, amei por arrostar as minhas próprias dificuldades. Assim como todos que participaram.

Sem sombra de dúvida o exercício que senti mais dificuldade, acredito que a maioria irá concordar comigo, foi o “Jesus passou por aqui”. Digo-lhes isto de uma forma divertida, uma vez que de início não entendêssemos o que ocorreria, mas exigiu-nos uma atenção maior e que com certeza deixou-nos pensativos: durante a semana fiquei ponderando ao ponto de sonhar com o mesmo tentando desvendá-lo.

A sensação deixada no encontro especificamente para mim foi que posso muito mais do que imagino e, que preciso melhorar muito, continuar estudando. Bem, como teatro não é apenas um espetáculo extraordinário e de formosura, mas há um estudo profundo-técnico a respeito. A discussão inicial do encontro sobre o livro “A preparação do Ator” fez-me refletir sobre esta seriedade e a suma importância de se preparar antes de subir em uma plataforma.

Para resumir o encontro deixo-lhes as seguintes frases de dois filósofos referenciais por suas ideologias, como também de um grande pintor que se tornou alusão mundial por suas obras. Acredito que estas frases transcrevem de uma forma singela o encontro de domingo passado.

“Todo meu saber consiste em saber que nada sei” Sócrates 469 a.C- 470 a.C. Quanto mais estudo mais percebo que muito tem que se aprender.

“A excelência é o resultado daquilo que fazemos repetidamente; portanto, não é um incidente”. Aristóteles 384 AC322 AC. Repetir, repetir sempre para concluir sucesso.

“Dentro da pedra já existe uma obra de arte. Eu apenas tiro o excesso de mármore”. Michelangelo 1475-1564. Dentro de nós existe um grande talento, basta dedicarmos tempo para lapidá-los.

Não poderia deixar passar a oportunidade de registrar minhas observações de como o curso está agregando-me valores em todos os sentidos, e de como os mestres que estão nos dando aula realmente fazem com excelência e dedicação.

Agradeço-lhes por esta oportunidade. Abraços.

Mary

2 comentários: