1º encontro "O ESPAÇO"

BEM-VINDOS

Este blog tem por missão REGISTRAR o processo de Imersão Teatral que o Grupo de Teatro Forfé está desenvolvendo durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 junto à comunidade piracicabana.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mais um Protocolo do 4º Encontro

Os encontros da oficina de teatro são sempre uma surpresa, descubro novas sensações, adquiro novos conhecimentos e auto-conhecimento.

Muitas vezes não observamos atentamente as banalidades do cotidiano, movimentos, gestos, expressões que fazemos automaticamente e para um ator construir um personagem é necessário que ele tenha observado diversas formas de falar, andar, agir... porque cada pessoa é única e tem seu modo particular e peculiar de ser. Durante o exercício de "estátua" e suas variações em que nos imaginávamos, e nos potávamos sendo um personagem, pude perceber que cada pessoa tem um convencionalismo, uma imagem mental sobre como ser e se comportar no mundo como, por exemplo, um velho ou garota de programa.

A atividade em que estávamos todos em roda com apenas um bastão colocado no centro, foi a que eu mais me diverti com a criatividade das pessoas. Um simples bastão que, surpreendentemente se transformou em diferentes objetos, desde um simples "cotonetes" até um bebê recém-nascido!

Interessantíssimo o exercício de concentração em que cada pessoa deveria continuar a história iniciando sua fala pela letra seguinte do alfabeto.

Encontrei dificuldade para atravessar o espaço usando apoios do corpo, me senti constrangida em certos movimentos e não consegui me concentrar, mas isso foi coisa minha, os demais aproveitaram intensamente a atividade... e teve quem utilizou até os cabelos como apoio!

A concentração é essencial para nos entregarmos completamente na vivência do exercício e a equipe que coordena preocupa-se em organizar o ambiente de maneira que nos desligamos do mundo lá fora não deixando que nenhum estímulo externo interfira na atividade.

Neste encontro iniciou-se também a parte teórica sobre o surgimento do teatro e a necessidade que o homem tem de se expressar.

O ponto forte deste encontro foi o reencontro com a ludicidade e a oportunidade de utilizarmos a imaginação, o que me remete à música "Brincar de Viver" tão bem interpretada pela Maria Betânia. E o que é o teatro senão uma grande brincadeira com a vida?...

Por: Silvana Gonçalves Assis dos Santos

A arte de viver

Composição: Guilherme Arantes e Jon Lucien

Quem me chamou

Quem vai querer voltar pro ninho

Redescobrir seu lugar

Pra retornar

E enfrentar o dia-a-dia

Reaprender a sonhar

Você verá que é mesmo assim

Que a história não tem fim

Continua sempre que você

Responde sim

À sua imaginação

A arte de sorrir

Cada vez que o mundo diz: não

Você verá

Que a emoção começa agora

Agora é brincar de viver

Não esquecer

Ninguém é o centro do universo

Assim é maior o prazer

Você verá que é mesmo assim

Que a história não tem fim

Continua sempre que você

Responde sim

À sua imaginação

A arte de sorrir

Cada vez que o mundo diz: não

E eu desejo amar

A todos que eu cruzar

Pelo meu caminho

Como eu sou feliz

Eu quero ver feliz

Quem andar comigo

Vem..
Agora é brincar de viver

Agora é brincar de viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário