1º encontro "O ESPAÇO"

BEM-VINDOS

Este blog tem por missão REGISTRAR o processo de Imersão Teatral que o Grupo de Teatro Forfé está desenvolvendo durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 junto à comunidade piracicabana.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mais um Protocolo do Segundo Encontro

O grupo Forfé é um grupo de Teatro muito conhecido e por isso, muito bom. Antes do 2º encontro, que o tema era A Prontidão, aliás, antes de começar as oficinas, eu já imaginava como seria mais ou menos a dinâmica do grupo e por isso eu me inscrevi. Na verdade, eu não sabia o tema do 2º encontro, mas a minha expectativa de Prontidão era que se baseasse em se estar preparado para qualquer coisa, tipo: “Estou aqui! Estou em cena! Estou atento!” Porque o ator tem que estar preparado para o que der e vier, e eu imaginei que nós íamos trabalhar bastante nisso. Eu foi exatamente isso, juntando brincadeiras e dinâmicas, nós trabalhamos a atenção e a presença bastante. Todos os exercícios foram ótimos e eu adorei todos e sinceramente não senti dificuldade em nenhum deles. Mas tem alguns que me marcaram, como o exercício que eram em 4 pessoas, formando uma roda e cada uma tinha que fazer uma função: Uma tinha que fazer perguntas, várias perguntas sem parar para a pessoa principal responder, a outra tinha que tentar ir embora de qualquer jeito, sendo que a pessoa principal não podia deixar ela ir e sempre tinha que mandar essa pessoa voltar e a última pessoa tinha que comandar alguns movimentos para a pessoa principal fazer. Então a pessoa principal tinha que lidar com as 3 pessoas e dar atenção à todas elas, não podendo deixar uma ir embora, responder todas as perguntas da outra e imitar todos os movimentos da última. Todas as 4 pessoas tiveram a chance de fazer todas as 4 tarefas, trocando sempre quando o Felipe falava. Enfim, teve mais um monte de dinâmicas super legais e eu curti bastante o encontro. Sempre quando eu estou presente nos encontros, parece que você esquece de tudo, de tudo o que você tem que fazer, é como se limpasse a mente e só ficasse conectada à oficina de teatro, é muito bom, relaxa e descansa a mente, é uma ótima sensação.

Palavras: Relaxamento, Distância do Mundo, Harmonia.

3 comentários:

  1. E aí pessoal! Comentem o q acharam de cada Protocólo, cada postagem, ñ só o meu aki, mas de todos.....
    Abraçossss
    Bjosssssss
    :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Julio!
    Muito bacana seu depoimento, em especial quando fala que as oficinas o fazem limpar a mente e estar focado apenas nelas. Isso é estado meditativo. A maioria das pessoas pensa que meditação é apenas sentar-se e respirar lenta e profundamente (e dá-lhe estereótipo!). Esse é um tipo (talvez o mais conhecido) de meditação. Mas meditar, estar inteiro no que se faz, é também cuidar de um jardim, lavar louça, pular carnaval e, claro, participar plenamente dos encontros organizados pelo Forfé.
    “O melhor lugar do mundo é aqui e agora.” (Gilberto Gil)
    Grande abraço!
    Dermes

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, prof.Dermes. Eu não sabia que existem várias maneiras de meditação. Para mim era só uma mesma, aquela de sentar e relaxar (Yoga), foi bom saber......
    Eu visitei sua página do blog, muito legal.... você tem um ótimo currículo, hein!
    Abraços.... :)
    Julio Santos

    ResponderExcluir