1º encontro "O ESPAÇO"

BEM-VINDOS

Este blog tem por missão REGISTRAR o processo de Imersão Teatral que o Grupo de Teatro Forfé está desenvolvendo durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2010 junto à comunidade piracicabana.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Protocolo do Terceiro Encontro 31/01/10

A cada encontro nossa imersão é mais profunda, é possível perceber isso com muita clareza. Antes de começar os encontros não imaginava que iríamos realizar tantas atividades, tantas dinâmicas... E é isso que fazemos! Trabalhamos com dinâmicas, brincadeiras que trazem à tona todos os elementos do Teatro, que nos trazem todos os elementos essenciais para se tornar um “bom ator”, como a noção de espaço (trabalhada no primeiro encontro), a prontidão (muito trabalhada no segundo), a voz, a concentração, o olho no olho que o ator precisa ter durante as cenas... As oficinas estão sendo maravilhosas, no momento em que estou participando esqueço da minha vida, esqueço do mundo lá fora e me envolvo plenamente.

Minha expectativa para os encontros é de sempre aprender algo novo, de me conhecer mais (de perceber tudo o que sou capaz de realizar, de conhecer mais o meu corpo e as diversas formas que ele tem para se expressar). E a cada oficina essas expectativas são superadas.

Nesse 3° encontro trabalhamos muito as SENSAÇÕES. Numa das atividades tivemos que expressar com o corpo como é sentir frio, como é sentir calor, como é sentir os pés sendo queimados por brasa ou doendo de tão gelados por caminhar sobre o gelo, e ainda machucados, doloridos por caminhar sobre espinhos. Expressamos também como é pesar 500 quilos, como é ter dificuldade de respirar, de caminhar por estar tão pesado, e os quilos iam aumentando... A sensação parecia verdadeira, parecia que realmente aquilo estava acontecendo, me senti até sufocada! Num dos momentos também sentimos o outro através de um abraço. Essa dinâmica me marcou muito e me fez entender que precisamos estar sempre atentos às sensações, que precisamos ser sensíveis a elas.

A atividade que senti mais dificuldade foi a IMPROVISASÃO. Porque você precisa estar preparado para entrar em cena, no meio da cena e mudá-la. No momento em que foi a minha vez de entrar não estava totalmente preparada. Senti dificuldade de pensar rápido, de improvisar e encenar a minha ideia sem usar as palavras, porque tinha que fazer com que o meu companheiro de palco entendesse o que eu estava fazendo para que pudesse encenar comigo, e a platéia também precisava entender. Para mim foi difícil, mas não vou desistir.

Resumo esse encontro numa música que gosto muito chamada "Ando Devagar", na voz de Almir Sater. Para mim essa música fala de aprendizado, da sensibilidade frente à vida, de sentimento, do sabor da vida, de como ela é plena, fala do ser humano. E precisamos ser plenos no palco, sermos sensíveis, sermos humanos. O teatro é a expressão do humano em suas diversas formas.

Ando Devagar

Ando devagar porque já tive pressa,

E levo esse sorriso, porque já chorei demais,

Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe,

Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou

Nada sei, conhecer as manhas e as manhãs,

O sabor das massas e das maçãs.

É preciso amor pra puder pulsar, é preciso paz

Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir.

Penso que cumprir a vida, seja simplesmente

Compreender a marcha, ir tocando em frente,

Como um velho boiadeiro, levando a boiada

Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou,

Estrada eu sou, conhecer as manhas e as manhãs,

O sabor das massas e das maças,

É preciso amor pra puder pussar, é preciso paz

Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia, todo mundo chora,

Um dia a gente chega, no outro vai embora,

Cada um de nos compõe a sua história, cada ser em si

Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz,

Conhecer as manhas e as manhãs,

O sabor das massas e das maças,

É preciso amor pra puder pussar, é preciso paz

Pra poder sorrir, é preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa,

E levo esse sorriso, porque já chorei de mais,

Cada um de nos compõe a sua história, cada ser em si

Carrega o dom de ser capaz, e ser feliz

Resumo esse terceiro encontro na palavra SENSIBILIDADE.

Obrigada FORFÉ!!!

Neriane Libardi

msn: libardi.ne@hotmail.com

3 comentários:

  1. Achei muito sensível o depoimento da Neiriane, escrito tanto com o coração quanto com a cabeça. Por esse motivo, transcrevo um texto de Eduardo Galeano, na fé de que cada encontro com o Forfé deseduca (= descondiciona) ainda mais a cada um de nós! :)
    Grande abraço e gratidão a todos!
    Dermes
    (MSN: abjdermes@hotmail.com; E-mail: prof.dermes@yahoo.com.br; Orkut: Dermes)


    Celebração de bodas da razão com o coração

    Eduardo Galeano

    Para que a gente escreve, se não é para juntar nossos pedacinhos? Desde que entramos na escola ou na igreja, a educação nos esquarteja: nos ensina a divorciar a alma do corpo e a razão do coração.
    Sábios doutores de Ética e Moral serão os pescadores das costas colombianas, que inventaram a palavra sentipensador para definir a linguagem que diz a verdade.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu comentário, Neriane! Muito bom e bem explicado! :)
    Abraçossss......

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz que vcs tenham gostado. Escrevi tudo o que realmente senti. Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir